sexta-feira, 20 de maio de 2011

Tomando cerveja e construindo pirâmides

Não meus amigos. A cerveja não foi inventada na Alemanha, Suécia ou Holanda. Nesta nova empreitada de pesquisas científicas botequeiras, fiquei sabendo que a cerveja já era conhecida pelos sumérios egípcios e mesopotâmios, muito antes do na o 4.000 ac.

Foram encontrados indícios arqueológicos com menções inclusive da deusa da cerveja, a suméria Ninkasi .  Ela nasceu da “água fresca cintilante” e foi feita para “saciar o desejo” e “satisfazer o coração”. Um poema sumério de 3.900 anos homenageando a deusa Ninkasi, contém a mais antiga receita conhecida de cerveja (Sikaru, em sumério). A partir de agora, Ninkasi passa a ser a padroeira do Desafio Bares! Podemos pensar em até produzir uns santinhos!
Alguns mil anos depois, o rei da Babilônia, Hamurabi, já ouviu falar? Incluiu diversas leis de comercialização, fabricação e consumo da cerveja, no Código de Hamurabi, uma espécie de Código Penal da época, para quem desconhece.
Obviamente o Egito, um case de sucesso de povos da antiguidade, não poderia ficar de fora da história da cerveja. No antigo Egito, quem não podia pagar pelo vinho, tomava uma cerva sem problema algum. Até posso imaginá-los, depois daquele dia exaustivo de trabalho, contruindo pirâmides, esfinges e templos, podendo se refrescar e relaxar participando de um happy hour. Teriam sido os egípcios os verdadeiros inventores do Desafio Bares?



Mas não eram só os escravos e trabalhadores que apreciavam a cerveja no Egito antigo. Inscrições em hieróglifos e obras artísticas testemunham sobre o gosto deste povo pelo henket ou zythum, apreciada por todas as camadas sociais. Até Ramsés III (1184-1153 a.C.), o faraó preferido pelo Desafio Bares, passou a ser conhecido como "faraó-cervejeiro" após doar aos sacerdotes do Templo de Amon aproximadamente um milhão de litros de cerveja provenientes de suas cervejeiras.
A título de curiosidade, a cerveja é resultado da fermentação alcoólica preparada de mosto de algum cereal maltado, sendo o melhor e mais popular a cevada. Mas talvez, isso não importe muito. O importante mesmo é tomar uma cerveja gelada na companhia de amigos. Certamente, Hamurabi e Ramsés concordariam comigo.

Saúde!
por Adri
Fontes:

4 comentários:

  1. Tão bom quanto beber uma cerva gelada com amigos é curtir o texto da Adri: consistente e macio como espuma de chopp bem tirado!

    ResponderExcluir
  2. Gente, obrigada! :) Adorei a parte da espuma. rsss. Bom fim de semana bjo

    ResponderExcluir

Desafio Bares agradece o seu comentário. Venha tomar um choppinho gelado e dar umas boas risadas conosco! :)