quarta-feira, 4 de maio de 2011

Vai um rollmops? Já provou?


Por pura curiosidade científica, entre uma rodada e outra, nesta dura tarefa de realizar o Desafio Bares, tenho me perguntado qual seria a origem de tantos petiscos e bebidas que estão por aí, nos cardápios e sendo consumido nos botecos.
Para elucidar a questão e trazer à tona a história dessas iguarias, realizei uma pesquisa profunda, utilizando como fonte o nosso bom e velho oráculo virtual, o Google. Vamos começar pelo Rollmops, o quitute mais bizarro que conheci na minha vida.
O Rollmops nada mais é do que uma pele de peixe enrolada em uma cebola crua, deixado de molho em conserva em um líquido suspeito. Eu não conhecia a iguaria até então, já que é mais comum nos bares do sul do Brasil.

Como você pode ver pela foto, os nossos desafiantes não amarelam para qualquer coisa não. Eles já encararam diversas rodadas de rollmops em diversos bares.
Já ouvi boatos, que o Rollmops foi criado para que os homens casados fanfarrões, pudessem mascarar o bafo de pinga, substituindo o  hálito de cachaça, pelo de peixe. Mas de acordo com o site Wikipedia, “o Rollmops na sua composição original é um filé de arenque na conserva enrolado em forma cilíndrica em torno de um pedaço de pepino em conserva ou de um pedaço de cebola ou de uma azeitona verde. Os pedaços são segurados juntos com um ou mais palitos de picolé ou de dentes.”
O nome 'rollmops' é germânico na sua origem, rollen significa enrolar e mops designa uma raça de cães Pug. Ficou famoso na Alemanha durante o século 19”.

Confesso que eu sou uma pessoa fresca. Ainda não provei o Rollmops. E você? Já experimentou?

10 comentários:

  1. Não, e nem vou provar. Pra cebola e pele de peixe eu amarelo. :)

    ResponderExcluir
  2. Já provei. É ruim!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  4. É delicioso! Quem não gosta, é porque nunca experimentou!!!!

    Aloísio

    ResponderExcluir
  5. Desde pequena via meu pai degustar, morria de vontade, depois de anos tive coragem, adoreiiiiiiiiiiiiiii!!!!

    ResponderExcluir
  6. É bom sim. Sou mulher, fresca, não era muito fã de peixe e não como sardinha enlatada, porém gosto do rollmops. O gosto da cebola mascara o gosto do peixe e vice-versa. Com uma cervejinha então não há do que reclamar. Combinação perfeita.

    ResponderExcluir
  7. Olham meus caros, Rollmops não é pele de peixe enrolado numa cebola ou pepino. É um file de arenque ou sardinha marinado com uma dúzia de temperos em vinho e vinagre, untado com mostarda forte e enrolado com cebola, pepino agridoce e alcaparras. Deixado macerar por pelo menos 4 dias na geladeira e depois degustado. As espinhas do peixinho ficaram macias sem que você perceba elas e o gosto geral é para acompanhar um bom vinho, ou depois dele para tirar a ressaca. Me consultem que aqui no Brasil já tem gente fabricando e estou trazendo para São Paulo. vendasrede@terra.com.br

    ResponderExcluir
  8. Já provei e adoro! Pena que em são paulo é difícil de achar! Quando fui a santa cantarina, em uma choperia, comi 10 dessa delicia!Com chopp ou cerveja é bom demais!

    ResponderExcluir
  9. Já provei e adoro! Pena que em são paulo é difícil de achar! Quando fui a santa cantarina, em uma choperia, comi 10 dessa delicia!Com chopp ou cerveja é bom demais!

    ResponderExcluir
  10. File de sardinha com a pele.e o caldo estranho que foi comentado e um vinagrete com várias especiarias dependendo do gosto de quem o fez. ..Muito bom

    ResponderExcluir

Desafio Bares agradece o seu comentário. Venha tomar um choppinho gelado e dar umas boas risadas conosco! :)