quinta-feira, 30 de junho de 2011

Bolinho de Bacalhau: as origens


 Certo dia, em um certo bar, em um certo Desafio, tomei um gole do meu chop e uma mordiscada no meu bolinho de bacalhau. De repente, em um profundo momento de reflexão, comecei a me perguntar: de onde veio? Quem o iventou? Qual seria a história do tão famoso bolinho de bacalhau?

Os bolinhos de bacalhau são grandes vedetes do Desafio Bares. É um dos petiscos mais pedidos e apreciados por nós, desafiantes. Merece fazer parte da pesquisa botequeira científica deste blog. Por isso, neste post desvendaremos os mistérios que rondam as origens do tão requisitado quitute.

 Os bolinhos de bacalhau são uma especialidade culinária meditterânea, e podem ser saboreados na Espanha, Itália, França, Portugal, Brasil e Angola.

Antes de falar do bolinho de bacalhau, temos que falar do próprio bacalhau. Há registros de existirem fábricas para processamento do bacalhau na Islândia e na Noruega no Século IX.  Os Vikings são considerados os pioneiros na descoberta do cod gadus morhua, espécie que era farta nos mares que navegavam. Como não tinham sal, apenas secavam o peixe ao ar livre, podiam consumir o peixe aos pedaços nas longas viagens que faziam pelos oceanos.

Mas a primeira receita do bolinho de bacalhau foi inventada em 1904. Adivinhe por quem? Sim, você acertou! Foi um português! Um militar que utilizava o pseudônimo Carlos Bento da Maia, lançou um livro chamado Tratado e Cozinha e Copa, que trazia a receita do pestisco:

"(...) Toma-se o bacalhau cozido, limpa-se de peles e espinhas, mistura-se com batatas cozidas e bastante salsa cortada em pedaços, e passa-se tudo pela máquina de picar. O polme resultante liga-se com leite e gemas de ovos e tempera-se com um pouco de sal fino e pimenta em pó. Bate-se a massa, à qual juntam-se as claras de ovos, previamente batidas em castelo, liga-se tudo rapidamente, tira-se a massa às colheradas, que tendem, fazendo-se passar de uma para outra, (as colheres molham-se no azeite fervente em que os bolos hão de ser fritos) e, em seguida e sucessivamente, põe a frigir. O azeite deve ser abundante, para que os bolos mergulhem nele sem tocar o fundo. Tiram-se do azeite com uma colher crivada e põem-se a escorrer. (...)"

 Ficamos sabendo que, atualmente o bacalhau é uma espécie ameaçada de extinção. Em vários países, como o Canadá, há tratados internacionais de controle da pesca, com o objetivo de assegurar a reprodução e a preservação do "Príncipe dos Mares". Estamos bem preocupados com a questão já que, além de não desejarmos não poder saborear mais o bolinho, o Desafio Bares é composto por integrantes ecológicos e que se preocupam com a natureza!

fontes: 

por Adri



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafio Bares agradece o seu comentário. Venha tomar um choppinho gelado e dar umas boas risadas conosco! :)